Não dá para ter pressa na hora de alugar um imóvel. Apesar de parecer desafiador, alguns detalhes fazem a diferença para escolher bem e não ter problemas no futuro. E além disso, se organizar e prevenir possíveis gastos é sempre bom.
Porém, existe uma série de cuidados que você pode tomar para evitar problemas. Vamos lá?
Fique atento as condições do imóvel
O inquilino precisa ficar atento as condições do imóvel pensando em economizar gastos futuros. É recomendado que seja feito uma vistoria completa antes da entrega das chaves e prestar uma atenção especial a parte hidráulica e também elétrica.
Lembrando que a falta de cuidados com um imóvel desvaloriza e o torna mais difícil de alugar, ainda mais com tantas outras opções disponíveis para escolha.
Pesquise e avalie
Existem muitos imóveis disponíveis, por isso é importante ter calma e avaliar qual oferece as melhores condições. As vezes é possível alugar um imóvel com um cômodo a mais por uma pequena diferença de valor. É recomendado as pessoas não poupem visitas ao local em diferentes horários do dia, afim de realmente conhecer o lugar que pretendem morar e não serem pegos de surpresa caso algo não agrade.
Valores e taxas
Antes de escolher o imóvel para alugar leve em conta alguns valores que podem pesar no orçamento: IPTU e Condomínio. Estes valores somados ao aluguel não devem ultrapassar 30% da renda familiar, certo? Agora, independente da modalidade de compra, financiamento ou a vista, você também vai ter que levar em conta : ITPBI, registro do contrato de financiamento ou então escritura no cartório de registro de imóveis.
Então, quando for de planejar para comprar um imóvel, recomendamos que reserve mais ou menos 5% do valor total para as taxas!
Observe o bairro e vizinhos
A localização do seu imóvel terá interferência direta no seu dia a dia, por isso, muita atenção na hora de observar as proximidades do local. Considere supermercados, escolas, farmácias e procure observar o trânsito no local e o movimento de pessoas. Se não houver uma grande proximidade com todos os estabelecimentos de interesse, avalie o nível de facilidade para chegar até eles.
Dica extra: Ao visitar um imóvel avalie se o carro cabe na garagem! Isso é válido, principalmente no caso de prédios antigos, que foram projetados para carros pequenos e médios. Alugar um imóvel sem conferir o tamanho da vaga e se ela é determinada é dor de cabeça na certa.
Nós queremos te conhecer e te ajudar a encontrar o imóvel que você tanto procura! Clique aqui fale com a nossa equipe de especialistas.
Conte com a gente,
Equipe Guia.