Pagando à vista até o dia 28 de fevereiro, você ganha 15% de desconto!
O valor do IPTU é definido pela Prefeitura de Lajeado e o pagamento pode ser parcelado em até 8x. Porém, adiantando o pagamento você garante que não irá esquecer de pagar as parcelas do imposto, evitando multa e juros pelo atraso.
A novidade é que os moradores que respeitam o meio ambiente e colaboram com a sustentabilidade podem ter uma redução de até 20% no valor do tributo!
Embora essa lei tenha sido criada no ano de 1996, apenas nesse ano a Secretaria Municipal de Meio Ambiente projetou um crescimento superior a 10% no número de beneficiados.
A redução no valor pode variar, com base em uma série de itens, mas o teto máximo é 20%. Segundo o último levantamento da prefeitura, feito no ano passado, 884 proprietários têm direito a desconto. O número representa 2,3% dos 42,8 mil contribuintes.
Muito além de apenas um desconto no IPTU, as árvores podem trazer inúmeros privilégios para quem as cultiva. Como:
Sombra – Nos dias mais quentes do ano, é fácil localizar alguém procurando uma sombra para estacionar o carro ou até para se proteger do sol. Mais importante que isso, elas podem diminuir a temperatura das cidades.
Oxigênio – As árvores absorvem gás carbônico (CO2) e liberam oxigênio, isso significa que, ao plantar uma árvore você estará ajudando na produção de oxigênio puro.
Poluição – Como também ajudam a filtrar o ar, elas diminuem a poluição gerada por automóveis e indústrias.
Uma coisa é certa: As árvores melhoram a qualidade do ar das cidades e consequentemente, a qualidade de vida das pessoas.
E lembre-se, Existem duas formas de pagar o IPTU em Lajeado: a vista ou em parcelas. Para cada uma dessas opções, as regras são, novamente, decididas pela prefeitura de cada município.
O pagamento parcelado dessa dívida é uma possibilidade para muitas pessoas. Normalmente, esse parcelamento acontece em até 8x e se inicia no mês de Abril, de modo que o contribuinte deva quitar o valor ao longo ano.
Em Lajeado, a prefeitura estabeleceu o seguinte:
Os pagamentos feitos até 28 de fevereiro ganham 15% de desconto (cota única)
Até 27 de março, ganham 7,5% de desconto (cota única)
Até 27 de abril, sem desconto (valor integral em conta única)
Após 27 de abril, parcelado em até 8 vezes, com correção de valores, com vencimento da primeira parcela no dia 10 de maio.
Sempre que for possível, obtenha descontos mediante o pagamento à vista do tributo!
Para mais informações sobre o IPTU, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Conte com a gente,
Equipe Guia.