Diversos fatores influenciam na compra de um imóvel novo: localização, estrutura do bairro, empreendimentos e até áreas comuns. Porem, um dos mais importantes é o fluxo de pagamento e a correção das parcelas, que está totalmente ligada ao INCC.
Além de ser fundamental na vida dos corretores, pois essa taxa tem finalidade de apurar a evolução dos custos das construções habitacionais.
Mas vamos por partes, certo? Você sabe o que significa a sigla INCC?
INCC significa Índice Nacional de Custos das Construções, e é calculado todo o mês pela Fundação Getúlio Vargas. As informações para o seu cálculo são coletadas em 7 capitais Brasileiras: São Paulo, Rio De Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.
Então, da mesma forma que o IGP-M direciona o reajuste do valor de um imóvel alugado, INCC corrige o preço do imóvel que ainda está em construção.
A matéria-prima, mão de obra e diversos materiais encarecem e, consequentemente, todo o custo da construção é alterado.
Pode ser cobrado com juros?
Não! O INCC é utilizado com base para equilibrar o esse aumento com os custos dos imóveis e se aplica ao salvo devedor durante a construção. Se o comprador pagar a vista, ele não terá incidência de reajuste do pagamento, já que o custo da produção é totalmente quitado.
Como é feito o cálculo do INCC?
Acredito que essa seja a dúvida mais comum sobre o assunto. Como já falado antes, a taxa é cobrada sobre o salvo devedor.
Suponhamos então que o saldo devedor seja de R$100.000,00, sendo 10 parcelas de R$1.000,00. Imagine que a primeira parcela é para dezembro de 2018. O cálculo deve ser feito considerando o mês de referência do INCC, que são dois meses anteriores ao pagamento. Ou seja, o cálculo será feito em novembro, utilizando o último índice divulgado, que será o de outubro e o vencimento será em dezembro.
Fique atento ao reajuste quando for financiar um imóvel em construção
Vale lembrar que esse cálculo não inclui encargos nem juros. Além disso, o percentual do índice é variável. Por isso é importante compreender o que é o INCC e como é feito o seu cálculo, afim de evitar surpresas desagradáveis.
Por influenciar nos orçamentos das famílias, é fundamental que a incorporadora e as empresas envolvidas no processo de compra sejam muito claras e corretas com o comprador. Muitas preocupações podem atrapalhar a compra do imóvel.
Esperamos ter tirados todas as suas dúvidas sobre o que é INCC e como ele impacta na venda de um imóvel.
Clique aqui para conferir nossos imóveis para venda/aluguel.
Conte com a gente,
Equipe Guia.