O sonho da casa própria habita a mente de milhares de brasileiros. E uma das melhores formas de atingir esse objetivo é por meio dos programas habitacionais. Porém, saber como aumentar as chances de ser aprovado no financiamento imobiliário pode ajudar a tornar esse sonho real mais rapidamente.
Por exemplo, no mercado atual há opções de financiamento imobiliário oferecidas pela Caixa Econômica Federal, por bancos privados e programas habitacionais. Dependendo da renda mensal familiar e da forma de financiamento escolhida, ter seu próprio imóvel pode ser fácil e prático, e com parcelas que cabem facilmente no seu bolso.
Mas para aumentar as chances de ser aprovado, algumas dicas que apresentamos abaixo podem ser seguidas. Confira!
#1. Tenha cadastro positivo
Esse programa da Serasa/SPC Experian tem como objetivo saber se a pessoa é um bom pagador. Para isso, é elaborado um score, que varia conforme a movimentação financeira, que pode variar para cima ou para baixo.
Chamado de Cadastro Positivo, ele pode ser feito e consultado de forma online, tanto por você quanto pelas instituições financeiras e de crédito. E quanto melhor sua nota, mais chances de ser aprovado no financiamento imobiliário.
#2. Abra uma conta bancária
Em geral, os melhores financiamentos são oferecidos por bancos e instituições financeiras. E ter uma conta no banco escolhido pode aumentar as chances de ser aprovado quando der entrada em algum programa habitacional.
Mas não basta apenas abrir a conta, é necessário movimentá-la. Isso permite que você possa comprovar que você tem recursos para pagar as parcelas do financiamento imobiliário. Por isso, deposite tudo o que você receber no banco, o que ajudará a comprovar sua renda mensal.
#3. Junte seus comprovantes de renda
Para aumentar as chances de ser aprovado no financiamento imobiliário, você precisará comprovar que ganha o suficiente para honrar com os pagamentos. Ou seja, junte seus comprovantes de renda, que podem ser a declaração do Imposto de Renda, a folha de pagamento e extratos bancários.
#4. Abra um MEI
Se você atua como autônomo, se formalizar maximiza suas chances de ser aprovado nos programas habitacionais. Mas isso não quer dizer que precisa abrir uma empresa. Por exemplo, você pode se formalizar como MEI (Microempreendedor Individual). Assim você estará regular perante o mercado de trabalho, e tenha acesso a outros benefícios, como aposentadoria e auxílio-doença.
#5. Não fique com o nome sujo
Pagar todas as suas contas em dia é o básico para ser aprovado no financiamento imobiliário. Afinal de contas, se você tiver alguma restrição no seu CPF, é praticamente impossível ser aprovado. E se você tem alguma pendência, aproveite os chamados Feirões Limpa Nome, e renegocie suas dívidas para pagar o que deve.
Conte com nossa ajuda para ser aprovado no financiamento imobiliário!
Gostou das dicas acima? Seguindo elas, você consegue aumentar a chances de ser aprovado no financiamento imobiliário. Portanto, se precisar de ajuda, entre em contato com nossa equipe da Guia Imobiliária, que podemos te ajudar a encontrar o imóvel perfeito para você e sua família!