No últimos dias vimos o dólar atingir valores históricos, preocupando muitos brasileiros.
De fato, o disparo da moeda norte-americana encarece diversos insumos e produtos do mercado nacional.
Porém, alguns setores apresentam boas perspectivas com a alta do dólar: o mercado imobiliário, por exemplo, ganha mais investidores que passam a aplicar seus recursos no setor.
A verdade é que a alta do dólar é sim responsável pela recuperação do mercado imobiliário brasileiro!
Quer saber como? Leia a seguir:
1- Menores investimentos externos
Com o aumento do dólar, os investidores perdem o interesse por investimentos externos. Dessa forma, os investidores internos têm menos poder de compra de ações externas e a rentabilidade se torna menor.
E assim, mesmo com o dólar alto, o mercado imobiliário passa a apresentar boas perspectivas devido aos recursos aplicados pelos investidores internos.
2- Aumento de interesses dos investidores estrangeiros
Já o poder de compra dos investidores externos aumenta. Dessa forma, com o mesmo valor que possuíam antes do aumento do dólar, podem comprar imóveis bem melhores.
O mercado imobiliário brasileiro passa a ser mais atrativo e rentável para os investidores, o que gera também um aumento na procura desses imóveis pelos estrangeiros.
3. Dólar sobe, preço dos imóveis baixa
O disparo do preço do dólar está, normalmente, relacionado à deterioração da economia. Dessa forma, juntamente com o câmbio, taxas e juros também aumentam, diminuindo o poder de compra e também a oferta de crédito.
Então, de primeiro momento, os imóveis “encalham” com mais facilidade. E quando desvalorizados, os investidores passam a fazer aquisições pensando na valorização que o imóvel terá no futuro, o que reaquece o mercado.
A alta do dólar torna esse momento promissor para você investir em imóveis!
Conte com a gente,
Equipe Guia.