Com o impressionante crescimento do setor imobiliário nesses últimos anos, precificar uma propriedade se tornou uma tarefa muito complicada.
É necessário levar em consideração características tradicionais dos imóveis, como número de quartos, tamanho do espaço, localização e ainda os indicadores essenciais da economia e de mercado.
Por isso, leia nossas dicas e entenda a importância da avaliação de patrimônio em imóveis.
O que é a avaliação mercadológica?
Vamos começar pelo mais básico, a avaliação imobiliária é a determinação do valor de um imóvel por um olhar técnico e profissional, importante para uma série de situações. Ou seja, é realizada dentro de específicos procedimentos, indispensáveis para fazer uma análise de precificação mais justa e claro, impessoal.
Por que ela importante?
A avaliação mercadológica ou avaliação imobiliária é essencial nas mais diversas situações. Normalmente, ela pode ser empregada nos processos de compra, venda e locação no setor imobiliário, porque auxilia na definição do valor que será cobrado no mercado.
Além disso, ela também pode ser usada no âmbito judicial como inventários, heranças, cobrança de impostos, divisão de bens entre casais em divórcio, seguros, hipotecas, e até estudos de dinâmica imobiliária podem se beneficiar dessa determinada técnica.
Como é feita?
A avaliação imobiliária, quando realizada por um profissional capacitado, segue um padrão muito diferente das precificações comuns de mercado. Um proprietário pode pedir a quantia que bem entender para seu terreno, casa ou apartamento. Pois ele levará em consideração questões sentimentais e expectativas financeiras de ordem pessoal.
Já uma análise adequada de um especialista considera apenas os fatores técnicos e econômicos.
Conheça as modalidades da compra de imóveis clicando aqui!
O primeiro passo é a comparação direta com dados de transações de propriedades semelhantes e sempre que possível, efetuadas na mesma época em que se necessita descobrir o valor. É nesse contexto que o preço do metro quadrado de uma determinada região entra, um parâmetro muito aceito no ramo.
A localização, portanto, é determinante! Uma unidade de características bem semelhantes que pode definir o preço é o Bairro onde o imóvel está localizado. Assim como o seu potencial de crescimento.
Áreas costumam ser bem mais valorizadas quando recebem investimentos e melhorias, tais como edificação de projetos de condomínios residenciais ou de prédios comerciais.
Por fim, existem aqueles fatores mais corriqueiros, como:
– A qualidade do acabamento;
– Facilidades do condomínio;
– Estado da estrutura;
– Vagas na garagem;
– Número e disposição dos cômodos;
– Se é novo ou usado;
– Sol da manhã ou da tarde;
– Entre outros;
Essa é a importância de uma avaliação mercadológica do imóvel. E também, contar com um profissional especializado para esse serviço garante um preço justo para todos os lados de qualquer transação imobiliária!
Nós queremos te conhecer e te ajudar a encontrar o imóvel que você tanto procura! Clique aqui fale com a nossa equipe de especialistas.
Conte com a gente,