Comprar um imóvel sem se endividar é possível! Mesmo que no início pareça um objetivo distante e de alto custo, tudo é possível com um bom planejamento e uma boa organização financeira.
Existem sim pessoas que se dispõem e se esforçam o suficiente para quitar a construção a vista. Porém, sabemos que essa não é a realidade da maioria das pessoas. E pra elas, o financiamento se torna a opção mais viável para conseguir realizar essa compra.
Reunimos algumas dicas para você descobrir como adquirir o imóvel sem se afogar nos débitos. Confira!
Guarde dinheiro para dar entrada
Independentemente do tipo de financiamento escolhido, é necessário dar uma entrada. Claro que, esse valor será determinado pela instituição que vai lhe auxiliar nesse crédito. Mas podemos afirmar que o valor mínimo, é de pelo menos, 20% do preço total do imóvel. Portanto, separe um pouco a mais do que o seu fundo de emergência para poder chegar ao valor ideal da entrada.
Faça uma reserva financeira para a documentação
Procure construir um capital para lidar com os custos da documentação. Sim, a parte burocrática além de levar um tempo vai levar um pouquinho do fundo de emergência também.
O ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) é cobrado pela prefeitura e normalmente é cerca de 2% do valor da propriedade. Já o registro do proprietário é um documento emitido pelo cartório e que serve para comprovar quem é o dono do imóvel. Esse conjunto de taxas variam de acordo com o valor do bem.
Conheça as principais metas para definir e comprar a casa própria em Lajeado clicando aqui!
Também não podemos esquecer das taxas de mudança são aquelas que você terá que pagar para transportar seus móveis e outros objetos para a nova casa. Esses são gastos com os quais você terá que lidar, portanto, é importante se preparar para eles.
Pague todas as suas dívidas
O terceiro passo é dar prioridade a quitar as dívidas existentes. Depois de organizar as suas finanças, identifique seus endividamentos e trabalhe para sair deles o mais rápido possível. Entre em contato com a instituição em que possui débitos e tente negociá-los.
Quer outra dica de ouro?
Você também pode economizar nos gastos essenciais! O supermercado, por exemplo, pode sair mais barato. Para isso, você precisa evitar fazer as compras quando estiver com fome, faça uma lista com tudo o que precisa e dê um limite para o valor final da compra. Assim, você evita comprar itens por impulso.
Algo que pode tornar esse trajeto ainda mais fácil é o apoio dos familiares e amigos. Converse com todos, deixe-os a par da situação, das mudanças financeiras e peça a contribuição deles.
Nós queremos te conhecer e te ajudar a encontrar o imóvel que você tanto procura! Clique aqui fale com a nossa equipe de especialistas.
Conte com a gente,