Como comprar seu primeiro apartamento? Pode parecer um grande passo e até assustar a maioria dos jovens, ainda mais quando encarado como um investimento para a vida toda. Mas vamos com calma, explicar porque não existem motivos para entrar em desespero.
Primeiramente, muitos adolescentes quando começam a ganhar um salário fixo que permita independência, consideram a possibilidade de sair de casa dos pais, ainda mais os que possuem planos para o futuro, como o casamento. E se pensarmos bem, a aquisição de um imóvel pode ser mais vantajoso do que optar por aluguel.
Se você quer saber mais sobre como ocorre o processo de compra de um apartamento e quais as vantagens, continue lendo o artigo!
Poupança forçada
É normal que a compra de um imóvel necessite de um financiamento para ser concluída, os valores gastos com parcelas do crédito imobiliário funcionam então, como uma espécie de poupança forçada. Especialmente para quem tem dificuldades em poupar dinheiro, equilibrar as despesas e orçamentos acaba sendo uma fora de economizar.
Financiamento Facilitado
Financiamentos Imobiliários costumam ocorrer por grandes prazos, como por até três décadas! Ma há um limite de idade para o cliente acessar muitos programas de crédito, como o Minha Casa Minha Vida. Assim, quanto mais jovem você efetuar a compra do primeiro imóvel maior o tempo de utilização do financiamento. Entendeu?
Outra questão importante é aprovação de crédito: Como o financiamento junto aos bancos exige seguro-saúde, quanto maior a idade do proponente, mais cara é a taxa, devido ao maior risco de morte. Assim, entre os mais novos a parcela acaba ficando mais em conta.
Foco!
Quem se perde nos gastos logo no início da vida financeira pode enfrentar problemas para se adequar ao futuro e conseguir comprar um imóvel. Gastar sem controle e deixar de investir no que importa não é o caminho certo para quem quem tem planos preestabelecidos na vida.
Em algum determinado momento esse dinheiro pode fazer falta, e então não tem mais volta. Por isso, enquanto ainda se tem a segurança de morar com os pais, o momento é de cortar gastos fúteis demais e investir no futuro.
Renda Extra!
O tão sonhado imóvel pode, no futuro, ser utilizado como moradia ou até como renda extra. A locação do mesmo pode ser convertida no pagamento das prestações do apartamento. Ou então, para quem não necessita, uma espécie de aposentadoria extra no futuro.
Além disso, esse patrimônio também pode ser deixado aos filhos e netos. Quem sabe?
Vale lembrar que é fundamental avaliar o que realmente cabe dentro das despesas de cada um e até que ponto há segurança nessa decisão. Mas a compra de um imóvel ainda na juventude permite que você se preparem para o futuro, garanta renda extra e ainda aproveite o financiamento da melhor forma possível.
Como nem tudo são flores, nós da Guia sabemos o quanto pode ser difícil adquirir o primeiro apartamento ainda muito jovem. É um passo grande que pode gerar insegurança. Mas queremos que vocês saibam que estamos aqui para ajudar vocês!
Nossa equipe conta com um grande time de pessoas apaixonadas por Lajeado e que podem te auxiliar nesse momento tão importante da sua vida.
Nós queremos te conhecer e te ajudar a encontrar o imóvel que você tanto procura! Clique aqui fale com a nossa equipe de especialistas.
Conte com a gente,