Chegou a tão esperada hora de comprar seu próprio imóvel, e agora? A maioria das pessoas ficam cheias de dúvidas e não tem ideia de por onde começar. Então se você está procurando uma propriedade, deve iniciar é claro pelo lado financeiro, que normalmente é o que mais necessita de planejamento.
É preciso muita atenção para se organizar e definir até que tipo de imóvel será comprado, afinal, este item por si só já exige um alto nível de cautela.
Não sabe como começar o seu planejamento focado na compra do apartamento?
Nós reunimos 5 dicas práticas para ajudar você a se organizar. Vamos lá?
Quitando dívidas pendentes
Parece óbvio, mas não é bem assim. Se você tiver alguma dívida pendente, é melhor providenciar o pagamento das mesmas. A menos que você tenha dinheiro suficiente para comprar um apartamento a vista, ter o nome limpo será essencial para conseguir um financiamento imobiliário.
Procure consultar seu CPF e quitar quaisquer débitos que ainda estejam em aberto.
Na planta, novo ou usado?
Um ponto a ser considerado deve ser a situação do imóvel em relação ao estágio de construção. No caso de imóveis na planta, você poderá encontrar algumas boas vantagens quanto a preço e condições de pagamento, porém, terá que esperar até que a obra seja concluída.
Já os imóveis novos oferecem a possibilidade de uma mudança rápida, mas seu preço é o mais alto das 3 opções.
Você sabe o que significa a sigla INCC? Clique aqui para descobrir!
Os usados, por outro lado, tem os preços baixos e também permitem a rápida mudança, porém é preciso avaliar o estado de conservação do apartamento, que talvez precise de consertos ou reformas.
O tamanho do imóvel!
O tamanho do imóvel deve ser apropriado ao tipo de uso que ele vai receber, e também, dimensionado de modo a prever situações futuras. Então, por esse ponto de vista, um apartamento com apenas um quarto pode ser pequeno, assim como um imóvel com 3 quartos pode ser maior que o necessário.
Também é válido considerar que os apartamentos com 1 quarto, na maioria das vezes, são projetados para atender investidores e nichos específicos do mercado.
Com isso, eles acabam tendo preços mais elevados do que outros imóveis até maiores.
Vale ressaltar que, em um apartamento com dois quartos, um dos dormitórios pode servir para quartos de estudos ou então quarto de hóspedes para acomodar as visitas. Deixe a sua imaginação fluir!
Avalie a localização!
A localização do seu imóvel terá interferência direta no seu dia a dia, então muita atenção na hora de observar as proximidades do local. Considere supermercados, escolas, farmácias, e outros serviços que poderão ser úteis para a vida diária. Se não houver uma grande proximidade com todos os estabelecimentos de interesse, avalie o nível facilidade para chegar até eles.
Outro ponto a ser observado é a urbanização do local. Verifique se o bairro onde o condomínio está localizado tem completa infraestrutura de saneamento básico e iluminação, se é servido de transporte público e se as ruas são pavimentadas.
Documentação em dia!
Por fim, vale destacar que para que um imóvel seja vendido na planta é essencial que a documentação esteja sempre 100% regular. Isso dá uma grande segurança para o comprador, o que nem sempre os imóveis prontos oferecem. É muito importante providenciar os documentos completos e corretos.
Agora que você já tem as dicas mais importantes para comprar o seu imóvel, comece a pensar no planejamento financeiro e realize seu sonho!
Venha conferir nossos imóveis imperdíveis para venda/aluguel!
Conte com a gente,
Equipe Guia.